FORMAÇÃO

ACTUALIZADO EM: 18-06-2012

ÚLTIMA ACÇÃO de FORMAÇÃO sobre PREVENÇÃO CRIMINAL e VIGILÂNCIA em IGREJAS: PAMPILHOSA da SERRA, 26 de MARÇO 2011

Por iniciativa da ‘Associação de Juristas de Pampilhosa da Serra’ (AJPS), realizou-se a 26 de Março 2011, no Auditório Municipal “Monsenhor Nunes Pereira” de Pampilhosa da Serra, a acção de formação “Prevenção Criminal e Vigilância de Igrejas”, ministrada pela Coordenadora do Projecto Igreja Segura – Igreja Aberta. A acção decorreu entre as 9h30-12h30m e as 14h30m-17h00m e contou com o apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, no âmbito do Protocolo assinado entre esta, a AJPS, o Arciprestado de Pampilhosa da Serra e a Escola de Polícia Judiciária (através do seu Museu de Polícia Judiciária / Projecto “Igreja Segura-Igreja Aberta).

+ info. Clique AQUI

Acção de Formação: ‘Prevenção Criminal e Vigilância em Igrejas’ em Santarém

No dia 25 de Abril de 2009, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Santarém, realiza-se, a convite do Senhor Padre Joaquim Ganhão, responsável pela Comissão dos Bens Culturais daquela Diocese, a Acção de Formação ‘Prevenção Criminal e Vigilância em Igrejas’.

O grupo alvo é constituído, como habitualmente nesta Acção de Formação do Projecto Igreja Segura – Igreja Aberta, por párocos, provedores, membros das comissões fabriqueiras, zeladores, funcionários camarários, membros das autoridades policiais locais, etc.

Também como habitualmente, será distribuído graciosamente o ‘Projecto Igreja Segura - Manual Básico de Segurança’.

Acção de Formação: Foz Côa, 23 de Janeiro de 2009.

Organização: Câmara Municipal de Foz Côa

helenagoncalves@cm-fozcoa.pt

Acção de Formação: Viseu, 27 de Setembro 2008.

Organização: Bens Culturais da Diocese de Viseu

bensculturais@diocesedeviseu.pt

Agora descentralizada e a nível local:
Acção de Formação “Prevenção Criminal e de Riscos / Vigilância em Igrejas"

Na sequência do curso de Formação de Formadores ministrado no ISPJCC no final de Março, as quatro Directorias (Porto, Lisboa, Coimbra e Faro) e seis Departamentos de Investigação Criminal da PJ (Aveiro, Braga, Guarda, Leiria, Ponta Delgada e Portimão) têm agora um(a) Inspector(a) formador(a) para localmente dar resposta aos pedidos de Acção de Formação “Prevenção Criminal e de Riscos / Vigilância em Igrejas” que cheguem vindos de Dioceses, Paróquias, Misericórdias, Câmaras Municipais e outros organismos da sua área de actuação.

Recordamos que a acção de formação “Prevenção Criminal e de Riscos / Vigilância em Igrejas” tem como objectivos principais fornecer conhecimentos básicos sobre planeamento/organização de segurança aos responsáveis pelas Igrejas e encorajar a formação de bolsas de vigilantes minimamente preparados, possibilitando a abertura de mais igrejas seguras, em horários alargados, para benefício das populações locais e do turismo religioso.

A título informativo consultem-se 3 documentos disponíveis neste site, também para impressão:

- Descrição da Acção de Formação “Prevenção Criminal e de Riscos / Vigilância em Igrejas” (ver doc)

- Plano da Acção de Formação “Prevenção Criminal e de

Riscos / Vigilância em Igrejas” (ver doc)

- Formulário para inscrição/pedido da Acção de Formação “Prevenção Criminal e de Riscos / Vigilância em Igrejas” (ver doc)

Os pedidos devem ser feitos para o órgão coordenador do Projecto Igreja Segura-Igreja Aberta, por e-mail, fax ou correio normal, através dos seguintes contactos:

Projecto Igreja Segura-Igreja Aberta
Acção de Formação “Prevenção Criminal e de Riscos / Vigilância em Igrejas”
Museu e Arquivos Históricos de Polícia Judiciária
Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais
Quinta do Bom Sucesso, Barro, 2670-345 Loures

e-mail: museu.ispjcc@pj.pt

- Acções de Formação "Prevenção Criminal e Vigilância em Igrejas" em 2006
Datas e Locais de acções de formação efectuadas
:
- CRONOGRAMA:

- Fevereiro ( 23 ) - Diocese de Bragança - Igreja Matriz de Vila Flor, Vila Flor;
- Março ( 09 ) - Diocese do Algarve - Ermida Nª Senhora da Conceição, Loulé;
- Maio (16) - Diocese de Setúbal - Igreja de S. Sebastião; Setúbal
- Junho (03) - Diocese de Braga - Igreja de S. Paulo, Braga
- Julho (20) - Diocese de Angra; Matriz de S. Sebastião, Ponta Delgada
- Outubro (18) - Diocese de Évora - Igreja do Salvador, Évora

- Acções de Formação no âmbito do Projecto Igreja Segura 2003-05:

1 - “Prevenção Criminal e Conservação Preventiva do Património Cultural das Igrejas”

2 - “Vigilância em Igrejas”.

Datas e Locais de acções de formação efectuadas de 2003 a 2005 :

1- Prevenção Criminal e Conservação Preventiva
- Loures, ISPJCC