MODELO TIPO de PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO para IGREJAS ACTUALIZADO EM: 08-05-2006

No âmbito do Projecto Igreja Segura, foi criado o MODELO TIPO de PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO para IGREJAS. Download

Este Modelo Tipo do “Plano de Emergência Interno” (PEI) do Projecto Igreja Segura, foi enviado para todas as igrejas piloto das dioceses aderentes, para que os seus responsáveis, mesmo sem conhecimentos nesta matéria, e com a colaboração das corporações de bombeiros locais e a colaboração e/ou conhecimento dos Centros Distritais do SNBPC, o possam adaptar a cada caso, passando a usufruir de uma preciosa “ferramenta” de trabalho para qualquer emergência na sua igreja. A partir do momento em que possuam o seu “PEI”, poderão também as igrejas ter a possibilidade de realizar um exercício de simulação com os Bombeiros locais, medida cada vez mais valorizada e utilizada, em termos de prevenção, em todo o mundo civilizado.

No âmbito do Projecto Igreja Segura e do lançamento deste Modelo Tipo do “Plano de Emergência Interno” realizou-se, a 10 de Janeiro de 2006, uma sessão orientada pelo seu autor, para demonstração prática de adaptação do referido Modelo Tipo à 1ª Igreja Piloto, a Igreja Matriz de Loures (com a presença da Corporação dos Bombeiros de Loures e um representante do SNBPC), e esclarecimento de dúvidas.

Dado o interesse de que esta acção se revestiu para as igrejas no geral (sobretudo se atentarmos ao elevado número de igrejas destruídas pelo fogo até aos nossos dias), alargou-se a sua divulgação imediata para além do universo de igrejas piloto.